Rádio


segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Atenção plena

                                     



SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


Atenção plena

Estamos atravessando momentos tão intensos que perdemos a capacidade de viver o instante presente com leveza e verdade. E isso é tão real que a atenção plena vem ganhando um espaço significativo nas pesquisas.

E por que ela é tão importante? Porque na atenção plena nossa atenção fica no momento presente de forma intencional e sem julgamentos.

Mas como estamos sempre envolvidos com muito trabalho, diversas tarefas e demandas sem fim, esquecemos que a atenção plena precisa ser exercitada.

Precisamos compreender que ela é necessária. A vida não pode ser vivida no automático. Fica muito sem graça, sem vigor, sem viço. A atenção plena nos direciona ao autoconhecimento, porque nos possibilita ponderar nas atividades que estamos realizando. Sendo assim, conseguimos viver com intensidade, sem perder a alegria que o momento proporciona. E isso faz toda a diferença para nossa saúde total.

Porque quando estamos focados no que estamos realizando, ou vivendo ou observando, reconhecemos o que pode ser um gatilho que pode contribuir para que eu me prepare para alguma situação não muito agradável.

Uma prática muito pertinente para desenvolver a atenção plena é a meditação. Além de alargar o lobo frontal e permitir assim que decisões sejam melhores tomadas, ela permite que seu cérebro receba um exercício que é capaz de fortalecer os músculos da atenção plena, tornando-a mais eficaz e mais fácil de ser colocada em prática.

Mas não devemos nos enganar. A atenção plena nada tem a ver com esvaziarmos de pensamentos ruins, mas ela permite que mudemos a forma de lidar com esses pensamentos e emoções.

Acredito que vale a pena tentar. E você?

Um fortíssimo abraço para você! 


Instagram: baunilha45 e S48M7

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Uberlândia Shopping apresenta Banda Taê e maestro Afonso Quianzala no "Show na Praça"

            Uberlândia Shopping apresenta Banda Taê e maestro Afonso Quianzala no "Show na Praça"


Evento faz parte do projeto "A Gente Faz Arte", ampliando a democratização cultural em 2024





 

Uberlândia Shopping realiza mais uma edição do evento "Show na Praça", que acontecerá no sábado, 24 de fevereiro. Desta vez, a energia contagiante da Banda Taê tomará conta do palco, apresentando um repertório eclético que abrange desde ritmos da MPB nordestina até antigos axés da Bahia. O espetáculo acontece na Praça de Alimentação, das 19h às 21h. Em seguida, o maestro Afonso Quianzala, habilidoso em múltiplos instrumentos e detentor de um amplo repertório, promete encantar o público com sua performance.


 

A Gente Faz Arte


Com o objetivo de democratizar cada vez mais o acesso à arte e cultura, destacando e valorizando os talentos da classe artística local e regional, o Uberlândia Shopping lançou o projeto "A Gente Faz Arte” para proporcionar oportunidade para músicos, dançarinos, artistas plásticos, cênicos, fotógrafos, escultores, grafistas e diversas outras categorias culturais.


 

De acordo com Yan Marques, gerente de Marketing, um dos pilares que guiam as atividades do Uberlândia Shopping é a cultura, elemento fundamental para a expressão e desenvolvimento de um povo. "Cumprimos nosso papel ao conectar serviços e produtos, diversão e lazer, à todas as formas de cultura e movimentos artísticos. Ao mesmo tempo, buscamos garantir novas experiências para nossos clientes. Este ano, estamos entusiasmados em ampliar nossas atividades culturais", assegura Marques.





 

Sobre o Uberlândia Shopping


Administrado pela Alqia, antiga Saphyr Shopping Centers, o Uberlândia Shopping é a porta de entrada das melhores marcas na região e referência em conforto, infraestrutura e sustentabilidade. Com 195 lojas distribuídas em mais de 53,4 mil m² de Área Bruta Locável, o empreendimento reúne as primeiras Starbucks, House of Samsonite, Richards e Leroy Merlin da cidade, além de contar com grandes âncoras como Centauro, Le Biscuit, Riachuelo, C&A e Renner, hipermercado Carrefour, uma Praça de Alimentação completa, três restaurantes especiais e cinco salas de cinema Cinemark, dotadas de tecnologia 3D e XD. Localizado na zona Sul, o Uberlândia Shopping é reconhecido pelas comodidades que oferece, como Espaço Família, Espaço Cliente, bicicletário e 2.400 vagas de estacionamento, incluindo vagas cobertas e especiais. Inaugurado em 2012, o shopping center prioriza as práticas ESG desde sua construção, adotando políticas de preservação do meio ambiente, saúde e segurança ocupacional. Saiba mais em uberlandiashopping.com.br.

domingo, 18 de fevereiro de 2024

Estratégias para vencer maus hábitos

                                        



SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


Estratégias para vencer maus hábitos

Nossa! Uma vez que criamos conexões não muito saudáveis, como é desafiador vencê-las. Para tanto, precisamos lançar mão de algumas estratégias, que podem nos auxiliar neste objetivo.

A primeira delas é a substituição. Se você tem vontade de comer algo que não é muito saudável, substitua por algo gostoso, mas saudável. Por exemplo: quero muito tomar um sorvete, mas lembro que o nível de açúcar e gorduras são altíssimos neste tipo de guloseima. Para minimizar a vontade posso substituir por um doce de banana natural. A questão que acontece aqui é que o ciclo do hábito permanece intacto, mas o comportamento muda. E isso é que é interessante e que é pertinente ter nossa atenção.

O segundo passo é preparar o ambiente. Ninguém que quer deixar de beber pode ter uma adega em casa. Seria muito tentador. Quero deixar de comer açúcar, mas tenho doces por toda geladeira. Desse jeito fica difícil! Judson Brewer relata que “as pessoas com bom autocontrole tendem a estruturar sua vida de tal maneira que não precisam tomar decisões envolvendo autocontrole”.

Outro passo importantíssimo é a atenção plena, ou seja, ter consciência do que está acontecendo no momento presente. Os hábitos fazem com que ajamos no automático, mas para vencermos alguns hábitos nocivos precisamos prestar atenção neles, no momento em que estão acontecendo, perguntando o porquê de estarem acontecendo e em quantos prejuízos podemos ter enquanto e depois que eles acontecem. A atenção plena colabora para que tenhamos decisões mais racionais.

Depois de tudo, avalie todos os esforços e veja como estão. E se pergunte: Estou evoluindo? Lembre-se que precisa ter paciência consigo mesmo. Hábitos não mudam da noite para o dia. É preciso trabalho. Mas o trabalho não irá ser penoso se você o envolver com a alegria da conquista que alcançará mais tarde.

Um fortíssimo abraço para você!

 

Referência:

BREWER, Judson. Desconstruindo a ansiedade. Trad. Beatriz Medina. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.


Instagram: baunilha45 e S48M7

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Carnaval de Uberlândia conhece as campeãs do desfile 2024 nesta segunda (12)

          Carnaval de Uberlândia conhece as campeãs do desfile 2024 nesta segunda (12)


Escola de samba Unidos do Chatão levou o título do Carnaval; evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com as escolas e bloco carnavalesco




Na tarde desta segunda-feira (12), a cidade conheceu a escola de samba e o bloco carnavalesco campeões do Carnaval 2024, que, mais uma vez, foi organizado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT). Pelo segundo ano consecutivo, tanto o desfile quanto a apuração foram realizados na avenida Balaiadas, localizada no bairro Marta Helena e consagrou como campeã e vice as escolas de samba Unidos do Chatão e Garotos do Samba.


Este ano, a apuração contou com o voto de 18 jurados. Durante as votações foram avaliados nove quesitos, sendo eles: bateria, samba-enredo, enredo, mestre-sala e porta-bandeira, harmonia, evolução, alegorias e adereços, fantasia e comissão de frente. Cada um dos quesitos foi avaliado por três jurados diferentes. A campeã Unidos do Chatão e a vice Garotos do Samba totalizaram 268,4 e 267,8 pontos, respectivamente.




"A apuração é um momento passional no qual existe muita apreensão para saber quem ficará com o título. Afinal, são meses de dedicação para chegar até aqui. Cada escola traz o que tem de melhor para a avenida. Acredito que os jurados tenham sido bastante assertivos em suas respectivas avaliações. Para além da escolha da agremiação campeã temos que ressaltar a manifestação cultural, bem como o envolvimento da população com o Carnaval da cidade, com muita festa e sem violência. Todos puderam brincar e torcer por sua escola favorita em segurança", disse a secretária da pasta, Mônica Debs. 


Quem celebrou o resultado da apuração foi o presidente da escola de samba Unidos do Chatão, Antônio Marcos, afirmando que a volta ao topo da tradicional escola refletiu o esforço e dedicação de cada um de seus integrantes. "A emoção é a melhor possível. Batemos na trave nos últimos anos. Esta conquista valoriza cada suor de todos os envolvidos na comunidade. Um misto de emoção. Estou há mais de 30 anos no samba e sei da luta que é colocar uma escola na avenida. Hoje, vamos celebrar com os nossos o nono título. É festa!", comemorou.  




Este ano, o Bloco Aparu, com o enredo “Bumba meu boi bumbá, vem o boi fazer a festa no Cerrado”, foi o único a desfilar na Avenida do Samba. O vice-presidente do bloco, Marcelo Gonçalves, relatou a emoção de colocar mais uma vez a 'tropa' na avenida. "Sem dúvida alguma, é uma honra muito grande e sensação de dever cumprido. O papel de poder contribuir com estas pessoas tão especiais. Parabenizo toda equipe da secretaria de Cultura e, em especial, o prefeito Odelmo Leão por realizar um carnaval cada vez mais democrático e organizado", destacou.  


Do terceiro ao sexto lugares ficou da seguinte forma: Tabajara Sociedade Recreativa (267,2 pontos), Garras de Águia (263,7), Grêmio Recreativo Extravasa (258) e Grêmio Recreativo Acadêmicos do Samba (251,6). Nesta terça-feira (13), a partir das 20h, a Avenida do Samba (av. Balaiadas) recebe o desfile das escolas campeã e vice do Carnaval 2024. Vá conferir! 




Sambas-enredo ganhadores 


Campeã, a escola Unidos do Chatão apresentou o enredo “Histórias, lendas e mitos do Egito antigo", com 300 componentes na avenida. Já a vice-campeã Garotos do Samba, levou à passarela o enredo "Pelas águas do Nordeste, a Loba é cabra da peste".


Quem pretende comparecer ao desfile da campeã e vice do Carnaval 2024, não deve portar objetos cortantes ou pontiagudos, fogos de artifício ou qualquer instrumento inflamável, capacete, isopor, coolers, caixas térmicas, bastão de selfie, guarda-chuva ou qualquer tipo de mastro, embalagens rígidas e com tampa, objetos de vidro, plástico ou metal, perfumes, desodorantes, cosméticos, skate, bicicleta e outros tipos de veículos.


Abaixo, as duas últimas atrações do Carnaval Udi 2024

13/02 (terça-feira)

14h – Bloco Bolcheviques de Oxóssi – Praça Clarimundo Carneiro

20h – Desfile das Campeãs – Avenida Balaiadas (Marta Helena)


O medo

                                 SAÚDE TOTAL CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA                                            ...