sexta-feira, 21 de junho de 2024

Chega a Uberlândia nos dias 06 e 07 de julho, “Nasci pra ser Dercy”

   Chega a Uberlândia nos dias 06 e 07 de julho, “Nasci pra ser Dercy”


Fotos: Heloísa Bortz


O monólogo “Nasci pra ser Dercy”, chega à Uberlândia nos dias 06 e 07 de julho no Teatro Municipal. Estrelado por Grace Gianoukas e escrito e dirigido por Kiko Rieser, a peça presta uma homenagem a Dercy Gonçalves, uma das maiores atrizes do século XX.


Com voz off de Miguel Falabella, o espetáculo é um enorme sucesso de público e crítica. Grace Gianoukas foi indicada aos prêmios Prio de Humor, Bibi Ferreira, Shell, e vencedora do prêmio APCA de melhor atriz pelo papel. Já Kiko Rieser foi o vencedor do Prêmio Bibi Ferreira 2023 na categoria Melhor Dramaturgia Original. O espetáculo ainda foi indicado ao Prêmio CENIM de melhor monólogo.


Fotos: Heloísa Bortz


Dercy Gonçalves (23/06/1907–18/07/2008) faleceu há 15 anos, aos 101 anos, sem que jamais tenha havido nos palcos brasileiros uma peça que a homenageasse. Sempre irreverente ela não cabia em rótulo algum, e é assim que o público pode esperar o espetáculo. O texto busca unir o apelo popular e o carisma de Dercy a uma profunda pesquisa que mostra a importância, muitas vezes ignorada, da atriz para o teatro brasileiro e para a liberdade feminina, bem como sua inquestionável singularidade.


Desbocada e defensora da mais profunda liberdade, era muito recatada em sua vida íntima, chegando a se casar e enviuvar anos depois ainda virgem. Contestava frontalmente a censura da ditadura militar, mas se recusava terminantemente a levantar bandeiras políticas específicas que não fossem a da irrestrita liberdade e do respeito a todas as formas de existir.


A atriz se consagrou como vedete do Teatro de Revista, mas sua maior contribuição ao nosso teatro se deu ao levar essa expertise para a comédia popular, que ela revolucionou inteiramente, trazendo textos fundamentais para o Brasil e instaurando uma nova forma de interpretar, que rompia com todos os padrões e inaugurava em nossos palcos uma representação genuinamente brasileira. Amada por quase todo o país, Dercy Gonçalves é uma figura largamente reconhecida, mas pouco conhecida de fato.


“Dercy Gonçalves é retratada quase sempre como apenas uma velha louca que falava palavrão”, fala Kiko Rieser, que no texto procura revelar ao público a mulher grandiosa e complexa que ela foi. “Uma atriz vinda do teatro de revista que recriou a comédia brasileira. Uma mulher que era chamada de puta, mas que casou e enviuvou virgem, iconoclasta e devota, libertária, mas avessa a qualquer bandeira, inclassificável e singular”, completa o autor.


Fotos: Heloísa Bortz


Sinopse


A peça começa com uma atriz, Vera, entrando no estúdio para fazer teste para o papel de Dercy Gonçalves em um filme. Conforme vai dando suas falas, ela se revolta contra o roteiro, cheio de estereótipos. Sua mãe era grande fã de Dercy e por isso Vera cresceu conhecendo e sendo influenciada pelo exemplo dessa artista icônica. Ela então, transformando-se em Dercy, começa a mostrar quem realmente foi essa mulher à frente de seu tempo.


SERVIÇO:

Nasci Pra Ser Dercy

Data: 06 e 07 de julho

Horário:  Sábado, às 20h e Domingo, às 18h

Local: Teatro Municipal de Uberlândia – Av. Rondon Pacheco, 7070.

Vendas antecipadas:

- Site Megabilheteria.com (24 horas e com taxa se conveniência) https://megabilheteria.com/evento?id=20240213153642

Loja Inclusive Brechó, na Av. Cesário Alvim, 396 – Centro (aberta das 9h às 18h, de segunda a sexta e das 9h às 14h aos sábados - estacionamento conveniado ao lado)

Sala Uberlândia na Rota das Culturas, Uberlândia Shopping - Av. Paulo Gracindo, 15, segundo piso, próximo ao Café do Ponto.


Classificação indicativa:  14 anos

Duração: 80 minutos

Gênero: Comédia


FICHA TÉCNICA

Texto e direção: Kiko Rieser

Atuação: Grace Gianoukas

Voz off: Miguel Falabella

Diretor de Produção: Paulo Marcel

Visagismo: Eliseu Cabral

Técnico de luz: Hugo Peak

Técnico de som: Nayara Konno

Contra Regra- estagiário: Peterson Gonçalves

Cenário e figurino: Kleber Montanheiro

Desenho de luz: Aline Santini

Trilha sonora original e arranjos: Mau Machado

Canção-tema “Só sei ser Dercy”: Danilo Dunas e Pedro Buarque

Assistência de direção: André Kirmayr

Preparação corporal: Bruna Longo

Preparação vocal: André Checchia

Colaboração no processo: Fernanda Lorenzoni

Assistência de figurino: Marcos Valadão

Cenotécnica: Evas Carreteiro

Design gráfico: Letícia Andrade (Nós Comunicações)

Assessoria de imprensa: Flavia Fusco Comunicação

Mídias sociais: Pierre Nunes

Fotos: Heloísa Bortz

Assessoria jurídica: Ana Capozzi

Realização: Ventilador de Talentos

Produção local: Uberlândia na Rota das Culturas – Carlos Guimarães e Maíra Pelizer

Assessoria de imprensa local: Cristiane Guimarães


sábado, 15 de junho de 2024

Kléber Gonçalves está em cartaz com a peça "Peter Pan e o Mistério da Lua"

 Kléber Gonçalves está em cartaz com a peça "Peter Pan e o Mistério da Lua"




Kléber Gonçalves está nos dias 01 de junho até dia 16 de junho, a partir das 15H nos sábados e domingos, com a peça teatral "Peter Pan e o Mistério da Lua", no Teatro Dercy Gonçalves, no Grajaú Country Clube, no Rio de Janeiro. Sob a direção e roteiro de Nelson Moraes Neto. No elenco traz Nina Schiavo, Hulla Monteiro, Kléber Gonçalves e Nelson Moraes Neto. 


A história infantil conta sobre Wendy, que é apaixonada por literatura, que abre um de seus  livros de aventura e pirata e recebe  visita da fada sininho e de um menino chamado Peter Pan, que nunca quis crescer, e é convidada para conhecer a incrível Terra do Nunca onde o tempo passa diferente e ao chegar lá é sequestrada pelo Capitão Gancho e sua pirata Lili, que são jogados na lua e descobrem algo inusitado. Peter Pan terá com as suas emoções, medos e amor, um sentimento que é  pouco conhecido pelo rapaz.


Ficha técnica:

Elenco: Nina Schiavo, Hulla Monteiro, Kléber Gonçalves e Nelson Moraes Neto.

Texto, trilha sonora e direção: Nelson Moraes Neto.

Produção executiva: Edmundo Albrecht

Assistente de produção e maquiagem: Desiree Holz

Serviço: 

"Peter Pan e o Mistério da Lua"

Sábados e domingos, temporada do dia 1 de junho até 16 de junho de 2024, às 15h.

Local: Teatro Dercy Gonçalves, no Grajaú Country Clube

Endereço: Rua Prof Valadares, 262, no Grajaú, Rio de Janeiro (RJ)

Telefone do teatro: (21) 2578-2300

Contato: (21) 96497-4439


Crédito de imagem: Divulgação

Fonte: Gente de Sucesso Vip 


Confraria San Martini brilha na comemoração de 19 anos da Absolute Rio

      Confraria San Martini brilha na comemoração de 19 anos da Absolute Rio


Crédito de imagens: Luiz Mafra/Absolute Rio

A noite de comemoração dos 19 anos da revista Absolute Rio foi marcada pelo destaque do grupo Confraria San Martini, composto por celebridades da moda, cinema, política e empresariado. Liderado por Riccardo San Martini, o grupo acompanhou o próprio, conhecido como o aristocrata mais querido do Brasil.


Crédito de imagens: Luiz Mafra/Absolute Rio


Riccardo San Martini é membro representante oficial da família real de Veneza nas Américas e fundador da marca San Martini, que atua em artes plásticas, moda, cinema e construção civil. Ele também é o criador da Confraria San Martini, um grupo de interação e intermediação de negócios que se reúne em eventos importantes do país.


Crédito de imagens: Luiz Mafra/Absolute Rio


A ordem maior do grupo é a boa energia, e as regras são claras: nada de assuntos negativos. San Martini acredita no poder das palavras e vem atraindo cada vez mais pessoas importantes para seu ciclo íntimo.


Crédito de imagens: Luiz Mafra/Absolute Rio


Na festa da Absolute Rio, comandada por Marisa Araújo, a boa energia da Confraria foi contagiante.


Confira mais imagens do evento:






















Crédito de imagens: Luiz Mafra/Absolute Rio




Vídeo: Por Jéssica Porto e Robson Talber/Repórter Oscar Muller - Para o programa Última Hora

FOTOS: Luiz Mafra.
Assessoria de imprensa Livia Rosa Santana

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Uberlândia recebe o projeto “Experiência Rio” no dia 17 de junho

   Uberlândia recebe o projeto “Experiência Rio” no dia 17 de junho


A cidade está entre as dez do Brasil escolhidas para o evento. O roadshow é promovido pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e TurisRio, nos principais mercados emissores de turistas para os destinos fluminenses


Vista aérea Rio de Janeiro - Crédito: Ascom Setur - RJ


Uberlândia é uma das 10 cidades escolhidas, em todo o Brasil, para receber o roadshow “Experiência Rio”, no próximo dia 17 de junho (segunda-feira). O evento acontecerá pela primeira vez na cidade mineira com a presença de especialistas dos maiores atrativos e destinos do estado do Rio de Janeiro. A ação é totalmente gratuita e promovida pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e pela TurisRio no Espaço VIP, a partir das 17h, no bairro Jardim das Palmeiras.


Na ocasião, o público faz uma imersão por meio de vídeos, palestras e atrações culturais no que há de melhor no Rio de Janeiro. O projeto visa apresentar as potencialidades do RJ aos agentes, operadores e toda cadeia produtiva do turismo local, fomentando também a atividade econômica do segmento, em Uberlândia. 


No evento, os players da cadeia produtiva da cidade mineira terão uma grande oportunidade de capacitação e negócios com a oferta de atrativos das cidades fluminenses, estimulando viagens para esses destinos. A ideia é proporcionar experiências incríveis aos viajantes e ao mesmo tempo estimular a economia do setor de turismo de Uberlândia, já que a venda de pacotes ao Rio, gera desenvolvimento econômico na cidade mineira.

 

SERVIÇO:

Experiência Rio – Edição Uberlândia

Data: 17 de junho de 2024

Horário: das 17h às 22h

Local: Espaço VIP

Endereço: Rua dos Bem Te Vi, 150, Jardim das Palmeiras

Entrada gratuita


Sociedade dos conceitos equivocados

                                       



SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


                    Sociedade dos conceitos equivocados

A gente ouve pessoas dizendo que estamos em uma época em que as pesquisas a respeito de novos medicamentos para as doenças estão cada vez mais profícuas, podendo assim, ajudar a muitos. Tal pensar nos enche de orgulho e esperança de que, a despeito de qualquer enfermidade, podemos ter uma sobrevida significativa.

Mas então lemos Byung-Chul Han, um filósofo coreano, que nos brinca com um pensar bem interessante. Ele nos eleva a uma ponderação um pouco mais arguta. Assim, o que podemos ver como uma vantagem, pode significar uma tragédia.

Então, pensando nas pesquisas na área da medicina, mais especificamente da ordem medicamentosa, entendemos que estamos inseridos em uma sociedade doente, pois do contrário, não necessitaríamos estar ampliando pesquisas neste setor e, muito menos criando novas medicações para os mesmos problemas de saúde. Para não dizer de outros problemas que vez ou outra surgem!

Isso precisa se tornar um alerta para nós. Quantas outras vantagens acreditamos estar tendo quando na verdade são apenas um sintoma de uma sociedade que caminha para o caos.

Estamos aceitando verdades que são mentiras. Isso faz com que nos aproximemos do que não é correto e, nos afastemos daquilo que é realmente bom para nós.

E do que estamos falando? Do exercício físico, das relações saudáveis com o outro, da alimentação mais natural, da exposição à luz solar, do beber água em abundância e da confiança em Deus.

Parece que nos tornamos onipotentes, que encontramos a solução para tudo e, o que mais me preocupa é onde isso tudo vai nos levar.

Que voltemos a ser seres pensantes para não sermos assaltados por conceitos equivocados.

Um fortíssimo abraço para você!

quarta-feira, 5 de junho de 2024

Assédio moral

                          



SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


                                         Assédio moral

Muito se tem falado em assédio moral. Quando penso em assédio, logo me vem a mente a questão da conexão com o outro.

Conexões humanas não é algo que posso escolher. É uma necessidade. Sem interação o ser humano não tem a mínima possibilidade de ter uma vida equilibrada, pois é na interpessoalidade que crescemos, criamos nossa identidade, nos formamos.

Também, assédio me lembra de ações que não são valorativas, que não constroem relações saudáveis. Dentro deste escopo, lembro de mim e de cada um de nós que, quantas vezes fomos, estamos sendo ou podemos ser abusadores, por meio de nossas palavras e ações.

Me faz pensar em uma sociedade que não entende o valor do outro, porque nem mesmo se valoriza. Estamos sempre buscando caminhos para lidar com as adversidades que são fáceis demais para a construção de um ser capaz de viver plenamente.

Temos medo de enfrentar a dor, por isso nos entupimos de remédios. Temos horror de pensar que a idade está chegando, porque não paramos para pensar nos inúmeros ganhos que podemos adquirir com ela. Nos atemos somente nas perdas, no cansaço, no isolamento, como se não pudessem ser trabalhados para melhor vivenciá-los. Não imaginamos que em todas as fases existem perdas e ganhos e está tudo bem, porque a vida é assim. Simples assim!

Assédio me lembra de experiências de amor que são solapadas pela ignorância de um viver sem elaboração. Se lidar com o outro é um grande desafio para mim, preciso entender o porquê desta dificuldade, pois estarei impedindo a mim mesmo de vivenciar situações extremamente prazerosas, que dão colorido a vida e que nos faz sentir regozijantes.

Assédio moral me faz entender que posso vigiar minhas palavras e atos para que não sejam usadas para o mal, porque como diz Lacan, posso ter controle com o que falo e de como eu falo, mas não posso controlar a forma como o outro ouve.

Sendo assim, preciso ser cauteloso, por amor a mim mesmo e, consequentemente, por carinho ao outro que me completa.

Um fortíssimo abraço para você!

Chega a Uberlândia nos dias 06 e 07 de julho, “Nasci pra ser Dercy”

      Chega a Uberlândia nos dias 06 e 07 de julho, “Nasci pra ser Dercy” Fotos:   Heloísa Bortz O monólogo “Nasci pra ser Dercy”,   chega à...