terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Os caminhos da solidão

                                



SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


                               OS CAMINHOS DA SOLIDÃO

É lógico que não chegamos no patamar em que nos encontramos, no que diz respeito a epidemia de solidão, de uma hora para outra. Muitas coisas aconteceram que, somadas, nos levam a estatísticas não tanto agradáveis de se ler.

Um estudo feito no Reino Unido em 2019 revelou que a discriminação racial, étnica e xenófoba no trabalho e/ou na vizinhança muito contribuem para o sentimento de solidão. Por mais incrível que possa parecer, hoje em 2026, vemos tais situações se repetirem diante de nossos olhos.

Não podemos esquecer da migração em larga escala para as grandes cidades, mudando nossa forma de viver, principalmente forçando o local de trabalho a se reorganizar.

Acresce que o trabalho, pelo menos alguns, cada vez mais informatizado, tem propiciado que a conexão entre as pessoas seja cada vez mais escassa. Tudo pode ser comprado ou resolvido pelo computador ou celular. Até cultos em igrejas podem ser vistos online. Sem falar em reuniões ou encontros entre amigos e familiares que o aplicativo zoom pode resolver muito bem. As pesquisas revelam que diante desse cenário, temos nos tocado menos e feito menos sexo.

Olhando para trás percebemos que sobrevivemos a uma pandemia do Covid 19, e não é necessário gastar linhas dizendo que esta foi responsável por muito do que estamos vivendo, em muitos sentidos, sobretudo a solidão.

Mas antes disso, nos idos de 1980 uma forma de governo bem cruel para a conectividade entre os humanos foi instaurada: o neoliberalismo. A ideologia por trás do neoliberalismo dá ênfase a livre escolha, livre mercado, liberdade. Cria uma ideia de que somos autossuficientes e dá destaque a uma mentalidade competitiva que coloca o interesse pessoal e esmaga o interesse coletivo. E por que foi tão difundido? Tão aceito? Porque aumentou a renda e a riqueza em muitos países. Evidentemente que quem ganhou já eram os grandes empresários. Ganharam de um lado, perderam de outro. Na verdade, nesta matemática, todos nós estamos perdendo muito.

(Na próxima conversa continuaremos o assunto). 

Um grande abraço para você!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Lula Cabral se destaca entre os 12 melhores prefeitos de Pernambuco

  Lula Cabral se destaca entre os 12 melhores prefeitos de Pernambuco




Lula Cabral vem consolidando sua trajetória como gestor público a partir de uma administração reconhecida pelos resultados e pela condução responsável do município do Cabo de Santo Agostinho. Neste mandato, sua gestão alcançou avaliação expressiva, figurando entre as 12 melhores de Pernambuco, um indicativo claro de planejamento, organização administrativa e compromisso com a população.

À frente de um dos municípios mais estratégicos da Região Metropolitana, Lula Cabral tem se destacado pela capacidade de liderança e articulação política, aliando visão técnica à escuta permanente das demandas sociais. Seu estilo de gestão é marcado pela seriedade, pelo respeito às instituições e pelo cumprimento rigoroso da palavra, características que fortalecem a confiança pública e ampliam seu capital político.
Em um ambiente político desafiador, o prefeito tem reafirmado sua integridade por meio de ações concretas e entregas efetivas, superando narrativas do passado com trabalho, transparência e resultados. Essa postura tem sido fundamental para reposicionar seu nome no cenário estadual e consolidar alianças estratégicas baseadas na credibilidade e na responsabilidade administrativa.
O protagonismo de Lula Cabral no Cabo de Santo Agostinho extrapola os limites do município. Com um eleitorado estimado em cerca de 180 mil eleitores, o Cabo ocupa papel central nas disputas políticas da Região Metropolitana. Nesse contexto, Lula Cabral se consolida como uma das principais lideranças do território, ao lado de nomes como Vinícius Labanca, sendo peça-chave nas articulações eleitorais do estado.
A relação de confiança e respeito político com o prefeito do Recife, João Campos, reforça esse protagonismo. Lula Cabral é reconhecido como liderança estratégica para o fortalecimento das alianças na Região Metropolitana, exercendo influência direta na construção de um projeto político consistente e competitivo.
No campo familiar e político, o cenário também aponta para a ampliação da presença do grupo nas disputas estaduais. Analistas, observadores e críticos políticos de Pernambuco já tratam como praticamente consolidada a eleição de Batista Cabral para a Assembleia Legislativa. De forma recorrente, avaliações do meio político apontam Batista Cabral como um nome com vitória praticamente assegurada nas urnas, resultado de um conjunto de fatores que envolve densidade eleitoral, articulação regional e leitura favorável do cenário político atual, sem que essa percepção seja atribuída a qualquer liderança específica, mas sim ao consenso crescente entre especialistas e analistas do estado.


Foto: Divulgação
Fonte: Blog Revista Total Brasil

segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

Será que sou solitário(a)?

                             



SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


                               SERÁ QUE SOU SOLITÁRIO(A)?

Como vimos no artigo passado, ser solitário, na verdade sentir-se solitário é bem mais que não ter ninguém por perto. Gostaria que fizesse este teste para poder visualizar a sua situação. Faça-o com bastante atenção. Se a pontuação final for mais de 43 pontos, você pode se considerar uma pessoa solitária. Nas outras conversas psicanalíticas teremos mais informações a respeito de um assunto que, de tão preocupante, chega ser inconcluso.

Até mais!


 

Nunca

Raramente

Ás vezes

Frequentemente

Com que frequência você sente que está “em sintonia” com as pessoas ao seu redor?

4

3

2

1

Com que frequência você sente falta de companhia?

1

2

3

4

Com que frequência você sente que não há ninguém a quem recorrer?

1

2

3

4

Com que frequência você se sente sozinho?

1

2

3

4

Com que frequência você sente parte de um grupo de amigos?

4

3

2

1

Com que frequência você sente que tem muito em comum com as pessoas ao seu redor?

4

3

2

1

Com que frequência você sente que não está mais perto de ninguém?

1

2

3

4

Com que frequência você acha que seus interesses e ideias não são compartilhados por aqueles ao seu redor?

1

2

3

4

Com que frequência você se sente extrovertido e amigável?

4

3

2

1

Com que frequência você se sente próximo das pessoas?

4

3

2

1

Com que frequência você se sente excluído?

1

2

3

4

Com que frequência você acha que seu relacionamento com outras pessoas não são significativos?

1

2

3

4

Com que frequência você acha que ninguém realmente o conhece bem?

1

2

3

4

Com que frequência você se sente isolado dos outros?

1

2

3

4

Com que frequência você acha que pode conseguir companhia quando deseja?

4

3

2

1

Com que frequência você sente que há pessoas que realmente entendem você?

4

3

2

1

Com que frequência você fica tímido?

1

2

3

4

Com que frequência você sente que as pessoas estão perto de você, mas não com você?

1

2

3

4

Com que frequência você sente haver pessoas com quem pode conversar?

4

3

2

1

Com que frequência você acha que há pessoas a quem recorrer?

4

3

2

1


Um grande abraço para você!


Instagram: eduardo_baunilha_psicanalista

Youtube: @conversaspsicanalíticas

Os caminhos da solidão

                                  SA Ú DE TOTAL CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA                                  OS CAMI...