Rede Super FM


domingo, 26 de junho de 2022

Baukurs & maestro Ricardo Rocha apresentam

  




Resumo

A Música é a única Arte cujo Conteúdo é invisível. O objetivo desse curso é o de oferecer a leigos a Forma que sustenta o Conteúdo de cada obra, por meio de um método que lhes dará a experiência de uma nova e inteligente audição musical, capaz de fazer com que o aluno compreenda o pensamento musical do compositor, ao conseguir identificar e reconhecer as principais ideias, padrões e organização da música em sua estrutura.

Público

Este curso investe na formação de novas plateias de todas as idades, voltando-se para os que querem compreender a linguagem da chamada ‘música clássica’ em seu próprio discurso. Sua proposta é a de apresentar o método de uma audição musical inteligente não só para leigos, mas também para estudantes e professores de música, por meio do reconhecimento das principais ideias musicais, padrões e partes internas e externas da obra em sua estrutura. Nele, vida, época e estilo do compositor serão igualmente abordados.





Maestro Ricardo Rocha

Ricardo Rocha é atualmente um dos regentes mais renomados do Brasil. Pós-graduado pela Escola Superior de Música da Universidade de Karlsruhe como Kapellmeister (Maestro de ópera e concertos sinfônicos), o mais alto título em Regência em países de língua alemã, é também mestre em Regência pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na Alemanha, ao longo de 11 anos, criou o ciclo “Brasilianische Musik im Konzert” para a difusão da música de concerto brasileira, à frente de orquestras como a Sinfônica de Bamberg, as Filarmônicas da Turíngia e de Südwestfallen e a Sinfônica de Baden-Baden. Rocha foi regente titular da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (1992-94) e da Orquestra Sinfônica e Coro Estável da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (1994-96), onde também foi professor de Regência. Como convidado, regeu grandes orquestras brasileiras como a OSB, OSTM-SP, OSMG, OPES, OSN-UFF, OSBJ e a OJB -Orquestra Jovem do Brasil, com a qual executou a Nona Sinfonia de Beethoven pelos 20 anos da Queda do Muro de Berlin. É autor dos livros “Regência, uma arte complexa ” (2004) e o atlas “As Nove Sinfonias de Beethoven – uma Análise Estrutural” (2013)



 O método

A partir da apresentação de vídeos com grandes orquestras, regentes e solistas, aliado a pranchas gráficas que ‘topografam’ as estruturas musicais, o ouvinte será capacitado a acompanhar o pensamento musical do compositor. A imagem final do agrupamento dessas partes é a configuração visível da estrutura da obra em sua linguagem, o que proporciona a sua compreensão a partir da audição dos seus eventos. O resultado deste método, que vem sendo desenvolvido há 30 anos pelo maestro Ricardo Rocha - e é único no Brasil e no mundo, surpreende por essa experiência de uma audição completamente diferente, promovendo a compreensão de grandes obras orquestrais, como aberturas, sinfonias, concertos solistas e poemas sinfônicos. Como modelo, o estudo das obras abre novas vias de acesso ao entendimento e à fruição estética de obras-primas de grandes compositores, sejam elas instrumentais, em solo ou conjuntos, ou corais, com ou sem orquestra. Por razões de contextualização, o curso também aborda a vida do compositor e o estilo à época de sua composição.


FORMATO

6 encontros de 2h, quartas-feiras, das 19h-21h

- Oficina I (27/07) -
→  Abertura Clássica: Mozart, A Flauta Mágica;
→ Programática: Wagner, Os Mestres Cantores
→ Concertante: Rimsky- Korsakov: Festival A Grande Páscoa Russa


- Oficina II (03/08) -
→ Sinfonia Clássica Clássica: Mozart, Júpiter, 1º.e 4º.movimentos
→ Romântica: Schubert, Quinta Sinfonia, 2º. e 3º. movimentos

- Oficina III (10/08) -
→ Sinfonia Romântica Tchaikovsky, Quinta Sinfonia, em mi menor, completa (Audição inicial: Chopin, Mazurka opus 17 n. 4)

- Oficina IV (17/08) - Concerto Solista
→ Barroco; Concerto Brandemburguês n.5, Bach.
→  Painel comparado da forma Sonata nos seguintes primeiros movimentos
→ Clássico: Beethoven, Concerto n.3 em dó menor, para Piano e Orquestra
→ Romântico: Dvorák, Concerto n.2 em si menor, para Violoncelo e Orquestra
→ Moderno: Ravel, Concerto para Piano em sol

-Oficina V (24/08) - Poema Sinfônico 1
→ Romântico: - Mussorgsky-Ravel, Quadros de uma Exposição; Sibelius, Finlândia
→ Impressionista: Debussy, L’après-midi d’um faune

- Oficina VI (31/08) - Poema Sinfônico 2
→ Canção da Terra, testamento musical de Mahler.

Serviço:

Curso Formas Musicais

Aulas: quartas-feiras, de 27 de julho a 31 de agosto

Horário: das 19h às 21h.

Local: Baukurs Botafogo, Rua Goethe, nº 15.

Valor total: 720,00 reais. (Desconto para as primeiras 12 inscrições: 660,00 reais o curso todo). É possível parcelar.

Link de inscrição Curso Formas Musicais:

https://forms.gle/f3SeGyYWwBnfDgKBA

Mais informações: Secretaria Baukurs +55 (21) 99411-8480

Siga nossas redes! @baukurs @cia.bachiana

 Assessoria de Imprensa:

Cláudia Tisato – 55 21 99256 7350

assessoriatisato@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festival Timbre 2025 transforma Uberlândia no maior palco cultural de Minas neste fim de semana

  Edição histórica do maior evento musical do interior de Minas reúne IZA, Lenine, Tasha & Tracie, FBC, Samuel Rosa, Duquesa, CPM 22 e m...