Músico mineiro lança CD instrumental independente "Bons Ventos"
Mineiro de Ouro Preto, o compositor, instrumentista e guitarrista Marquinho Aniceto descendente de família de músicos iniciou sua carreira cedo, aos quatro anos de idade, acompanhando seu pai e irmão tocando em missas, lançou, este mês, o CD solo instrumental independente “Bons Ventos”.
Graduado em Música pela Universidade Federal de Ouro Preto/MG e formado na Universidade de Música Popular Bituca em Barbacena/MG, é professor de música da Fundação de Arte de Ouro Preto e de guitarra e violão da Sala de Música "Marquinho Aniceto". O músico tem como mestres grandes nomes da música brasileira e internacional como Mozart Mello, Roger Franco, André Scarabelot, Ian Guest, Kiko Loureiro, Nelson Faria.
Com a Banda SambaBen foi premiado com a nota máxima no Programa do Ratinho da rede de televisão SBT no quadro "10 ou Mil" e participou do Programa Show Livre da TV Cultura em 2015. Ministrou oficinas intituladas “Pedagogia da Guitarra e Pedagogia do Violão” e “Minha Experiência como Músico e Educador Musical”, realizado pelo departamento de Música da Universidade de Brasília em Janeiro de 2015 e Janeiro de 2016 em Brasília/DF.
Além disso, publicou o pôster “Como Relacionar a Pedagogia do Instrumento com o Ensino Musical” e a Comunicação Oral “Como Relacionar a Pedagogia do Instrumento com o Atual Ensino Musical: Aula Particular e a Auto - Aprendizagem Como Novos Caminhos” na X Conferência Regional Latinoamericana e III Conferência Regional Panamericana de Educação Musical da ISME – International Society Music Education realizado em Lima no Peru em Agosto de 2015.
O músico já produziu, arranjou, compôs, trabalhos autorais, sendo que uma dessas músicas ficou em 1º colocado no júri popular e 2º lugar na classificação geral no I Festival UFV (Universidade Federal de Viçosa) de Música Viçosa-MG em novembro de 2009, com a sua música "Trilho dos Sonhos". Teve, também, um trabalho de músicas infantis, o “De Casa Pra Escola” publicado no XX Congresso Anual da ABEM (Associação Brasileira dos Educadores Musicais) em Novembro de 2011.
Em 2017 lançou o Livro “Novos Caminhos para a Educação Musical: A Aula Particular de Instrumento Musical e a Auto-Aprendizagem” pela editora alemã NEA-Edições e, o CD solo instrumental independente “Longitude-Latitude”. No mesmo anos ministrou a oficina intitulada “Oficina de Violão: Caminhos para ir do Violão Básico ao Avançado” na XI Conferência Regional Latino - Americana de Educação Musical da ISME – International Society Music Education realizado em Natal, Rio Grande do Norte.
Fonte:Amélia Lopes
Nenhum comentário:
Postar um comentário