domingo, 2 de abril de 2023

Traumas

           



SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA

Traumas

Uma coisa temos que reconhecer: Traumas são comuns a todos nós. Um estudo recente relatou que 70% dos entrevistados já sofreram algum tipo de trauma. Acredito que os outros 30% não devem ter reconhecido um momento extremamente estressante que vivenciou.

A palavra trauma tem uma origem grega que significa ferida. Ou seja, quando vivenciamos um momento traumático somos feridos, por isso, o trauma tem uma longa duração.

Todavia, traumas não são apenas situações limites, em que passamos por experiências quase morte. Quando ouvimos algo que aconteceu com alguém querido, ou uma morte inesperada de uma pessoa que gostamos também podem ser classificados como exemplos de traumas.

Obviamente que a intensidade deste trauma será sentida de maneira diferente por diferentes pessoas. Um mesmo acontecimento pode ser terrível para alguém, mas um tanto mais tranquilo para outro, mesmo tendo efeitos traumáticos.

Outros exemplos de traumas são: infância difícil. Muitos crescem em lares muito tóxicos, em que abusos verbais e físicos são muito comuns. Esta experiência se torna traumática para quem as experimenta.

Outro exemplo são acidentes. Não tem como passar pela vida sem se acidentar. O problema é se render a autoculpabilização e a autoresponsabilização mesmo que não tenhamos nenhuma responsabilidade.

Mais um fator são as doenças e enfermidades. Muitas vezes contraímos problemas sérios que nos levam a hospitalização ou a se submeter a procedimentos médicos muito invasivos. Até mesmo pela pandemia que vivenciamos e que trouxe sequelas terríveis para alguns. São situações estressantes que tornam-se traumáticas.

Situações com risco de vida como furacões, tornados, enchentes, turbulências podem desencadear uma experiência traumática dependendo da maneira como a pessoa lida com a situação.

Também, alguns profissionais como socorristas, bombeiros, policiais, médicos e outros trabalhadores da área de saúde de tanto conviver com traumas tornam-se também traumatizados.

Outros fatores podem ser: prolongados períodos de cuidados, amor rompido, violência, gravidez e parto, pobreza e discriminações.

Percebendo tudo isso, certamente nos perguntamos: quem nunca sofreu qualquer uma dessas situações? Como e por que eles se tornam traumáticas?

Continuaremos com o assunto na próxima semana.

Um fortíssimo abraço para você!

Instagram: baunilha45 e s48m7 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prêmio Comunicação e Destaque 2024 premia vários oficiais e tripulação a bordo do navio MSC - Preziosa

          Prêmio Comunicação e Destaque 2024 premia vários oficiais e tripulação a bordo do navio MSC - Preziosa Prêmio Comunicação e Destaq...