sábado, 5 de agosto de 2023

A mente iconoclasta

                .com/img/a/



SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


A mente iconoclasta



A verdadeira viagem do descobrimento não está em buscar novos panoramas, mas em enxergar com novos olhos. Marcel Proust


Um iconoclasta é alguém incomum que interpreta a realidade de maneira diferente dos demais e faz o que o senso comum, muitas vezes, julga ser impossível.

Ou seja, ser um iconoclasta é ver as situações, perceber os sentimentos, sentir as pessoas, conquistar lugares, diferentemente das outras pessoas, pois estas situações, sentimentos, pessoas e lugares os afetarão de maneira a ajuda-lo a ser uma pessoa melhor, mais produtiva, mais ponderada, enfim, mais equilibrada e preparada para enfrentar o que a vida tem a oferecer.

Se formos pensar em alguns iconoclastas que nos servem de referência, podemos colocar na lista a mulher que é considerada uma das mais poderosas de todos os tempos: Margareth Thatcher. Quando nova, um tanto angustiada, perguntou seu pai porque ela era tão diferente das outras adolescentes de sua época. O pai a alertou que o mundo estava cheio demais de pessoas iguais. Mais tarde, Thatcher entraria para um parlamento povoado por homens que a criticaram até ela tomar uma decisão muito interessante.

Ao invés de transformar a piada ao seu cabelo e a sua voz em uma crítica que a poderia fazê-la desistir da sua carreira política, procurou um cabeleireiro e uma fonoaudióloga para melhorar seu aspecto e a entonação de sua fala para mostrar, não que deveria ser o que eles queriam que ela se tornasse, mas que sabia ouvir as pilhérias e transformá-las em degraus para seu crescimento. Uma grande iconoclasta.

Outro grande iconoclasta é o editor e escritor Paulo Tadeu, criador dos livros caixinha. Segundo ele mesmo, no início foi muito difícil, pois era um empreendimento bem diferente. Todavia, hoje Paulo tem um acervo bastante significativo em muitas áreas (psicologia, administração, educação, psicanálise, choaching ...) e uma aceitação no mercado que cresce a cada dia.

No próximo artigo contaremos mais histórias de grandes iconoclastas. Relatos que certamente nos farão entender a importância de se ter uma mente iconoclasta.

Um fortíssimo abraço para você!


 Instagram: baunilha45 e s48m7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prêmio Comunicação e Destaque 2024 premia vários oficiais e tripulação a bordo do navio MSC - Preziosa

          Prêmio Comunicação e Destaque 2024 premia vários oficiais e tripulação a bordo do navio MSC - Preziosa Prêmio Comunicação e Destaq...